Gearbest APP

Fahrenheit 451 de Ray Bradbury

Fahrenheit 451O livro Fahrenheit 451 de Ray Bradbury, é um livro de ficção científica de 1953 e um exemplo clássico de Distopia (filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor  promove a vivência em uma utopia negativa . As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo ou autoritarismo, por opressivo controle da sociedade). No caso deste livro, a distopia se dá pelo fato, em primeiro lugar, da história se passar num futuro distante, numa sociedade sob regime totalitário, os livros — considerados perigosos à segurança nacional (Por que será?) — são postos sob controle de brigadas incineradoras. Os bombeiros tinham o dever de queimar os livros, daí o nome do livro: “Fahrenheit 451 – A temperatura na qual o livro pega fogo e queima…”  E além disso, a sociedade era integralmente controlada pelos meios de comunicação, principalmente pela televisão.

Fahrenheit 451 conta a história de Guy Montag, um bombeiro, que começa a tomar consciência do que está acontecendo com a sociedade e passa a roubar e ler livros com a ajuda de um professor, Faber. Rebela-se e como alternativa, foge da cidade para onde vivem os rebeldes amantes de livros que têm uma belíssima missão: Guardar na memória os grandes textos da história da humanidade!

O livro, na realidade é uma grande crítica, embora tão antigo, para nossa sociedade atual, porque muitas vezes nos tornamos escravos da tecnologia da informação e faz de nós pessoas com mentes preguiçosas. O texto, do próprio autor, a seguir mostra um resumo dessa crítica.

“- A escolaridade é abreviada, a disciplina relaxada, as filosofias, as histórias e as línguas são abolidas, gramática e ortografia pouco a pouco negligenciadas. A vida é imediata, o emprego é que conta, o prazer está por toda parte depois do trabalho. Por que aprender alguma coisa além de apertar botões, acionar interruptores, ajustar parafusos e porcas?”

Fahrenheit 451 four fifty oneO livro foi adaptado para um filme de François Truffaut (o primeiro filme em cores de Truffaut, acredita?!) , em 1966, também chamado de Fahrenheit 451. No filme o personagem Montag é interpretado pelo ator Oskar Werner. E uma curiosidade no filme é que a atriz  Julie

Christie interpreta duas personagens, a esposa de Montag e a amiga Clarisse. O que a levou para a indicação de melhor atriz em 67.

Então, minha gente! Muita coisa podemos falar deste livro e filme incríveis!

Não deixe de assistir ao vídeo. Tenho certeza que irá se interessar pela leitura!

Boa leitura e bom filme! Até mais!

Fahrenheit 451 Ray Bradbury


Adquira já:

DVD Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 : A Graphic Novel Autorizada por Ray Bradbury

Livro – Fahrenheit 451

Deixe uma resposta